“A Linha do Tempo” é o resultado de uma importante pesquisa feita nos registros de atas do antigo Centro Musical do Rio de Janeiro, hoje Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, e nos livros “Acordes e Acordos” de Eulícia Esteves e Acorde e Acordos volume 2 de Angélica Angelo.

Você vai fazer uma verdadeira viagem através do tempo e mergulhar no passado, presente e futuro musical do Rio de Janeiro.

Esta ferramenta faz parte do “Projeto do Centenário SindMusi” comemorado em 2007 e levará você a conhecer 100 anos de história do Sindicato dos Músicos contada através de seu acervo ilustrado com fotos década a década, da fundação em 1907 até os dias atuais.

Conheça a trajetória da classe musical em busca de seu processo de profissionalização desde 1932, com o reconhecimento do músico como profissional liberal, passando pela conquista da Carta Sindical em 1941 até a regulamentação da profissão de músico com a Lei 3857 de 22 de dezembro de 1960.

SindMusi, “A história da música passa por aqui”.

Entre 1900 e 1907 ocorreram, no Rio de Janeiro, pelo menos, 11 movimentos grevistas (organizados por estivadores, sapateiros, tecelões, marítimos, motorneiros, ferroviários, cocheiros e carvoeiros) e, em 1906, se realizou o Primeiro Congresso Operário que deu origem à Confederação Operária Brasileira.

Em 5 de janeiro de 1907, o Presidente Affonso Pena assinou o decreto 1.637, que “criava” os sindicatos profissionais e as sociedades cooperativas. A lei dizia que os sindicatos poderiam se constituir livremente, sem autorização do governo, para estudo, a defesa e o desenvolvimento dos interesses profissionais de seus membros.

A partir desse aval concedido a todas as categorias profissionais, inclusive as liberais, foi criado o Centro Musical do Rio de Janeiro, em 4 de maio de 1907.

sindicato